domingo, 6 de junho de 2010

UM ARGENTINO "BONISSIMO" : ANGEL ALÉN

Por: Angel Alén

Vejam que história interessante a do Angel, vale muito uma leitura.

"Durante a ditadura militar na Argentina era muito difícil trabalhar, havia muito desemprego e a repressão era grande.
Eu trabalhei como Diretor de Arte e Criação e fui sócio de um Estudo Gráfico chamado “Estudio Cavallero”, durante 10 anos, no centro de Buenos Aires.
Formei-me Publicitário e em Desenho Gráfico na “Escuela Panamericana de Arte”, em 1965. Trabalhávamos com grandes clientes como: Coca Cola, CBS Columbia, Rasti, Knittax, Griferias FV, Cristalerias Rigolleau, Helena Rubinstein, Clairol e muitos outros.
Chegou o plano econômico chamado “Rodrigazo” com um brutal reajuste que duplicou os preços e provocou uma crise terminal no governo de Isabel Perón que marcou o declínio definitivo do governo constitucional e a chegada da ditadura militar. A maioria de nossos clientes fechou as portas, levou as fábricas para o Brasil ou voltaram para a Alemanha. Fomos obrigados a fechar as portas também.
Foi aí que sai de Buenos Aires à procura de novos horizontes e, acreditando muito no desenvolvimento da economia e no futuro do Brasil parti para lá. Eu estava com 33 anos quando cheguei a Vitória, após 3 dias de viagem de ônibus desde Buenos Aires, em fevereiro de 1980, desembarquei ainda de madrugada na pequena Rodoviária de Vitória, toda alagada e debaixo de muita chuva, sem conhecer a ninguém, sem falar uma palavra em português, com pouca roupa dentro da pequena mala e pouco dinheiro também. Só tinha um número de telefone de uma amiga que conheci um ano antes aqui em Vitória, quando trabalhava como mecânico em um Navio da Marinha Mercante Argentina. Consegui encontrar-me com ela e fiquei hospedado na casa por dez dias. A minha idéia era ficar no máximo 15 dias em Vitória e ir subindo para conhecer Salvador e mais tarde ir definitivamente à procura de trabalho em alguma Agência de publicidade de São Paulo.
Com meu portfólio embaixo do braço comecei minha peregrinação aqui em Vitória em busca de trabalho. A primeira Agência que visitei foi “Eldorado Publicidade” na época de Sergio Doria Ribeiro. Em seguida procurei a “Meta Propaganda” e mais tarde a “CPA” do Cabideli*, até chegar na “Profissionais da Propaganda” onde fui entrevistado por Gonzalo Bregón Esteban que me aconselhou a não ir para São Paulo, pois lá, seria engolido por ser uma cidade grande, e, já que eu não falava português, seria melhor começar a trabalhar em uma cidade menor como Vitória.
Gonzalo me enviou para outra Agência chamada “Propaganda Objetiva” de Roicles Coelho, pois estava precisando de um diretor de arte. Quando eu falei que fui enviado pelo Gonzalo. Roicles começou a rir e me contou que tinha há tempo desfeito a sua sociedade e que eles nem se falavam.
Naquele momento fui muito bem recebido por Roicles e Marilia. No dia seguinte fiz um teste e gostaram do meu trabalho. Comecei a trabalhar como diretor de arte, tendo gente de grande valor como Fausto Aguiar, Antonio Falcão, Rachel Valdetaro Queiroz, Roberto Rosa e muitos outros que passaram pela Agência. Roicles me alugou uma pequena kitchenette pertinho da Agência e dava para ir a pé.
Por eu ser estrangeiro e ter que sair do país a cada três meses, ir até Buenos Aires e voltar foi feito um contrato de trabalho. Os dias que não trabalhava eram compensados com horas extras, trabalhando feriados, sábados e às vezes domingos. Assim se passou mais de um ano. Nesse tempo eu conheci Fátima Fraga e fomos morar juntos. Gonzalo estava deixando a sociedade que tinha com Amauri e Helena, na Agência Profissionais da Propaganda e nos procurou várias vezes para montar outra Agência de publicidade.
Foi assim que Gonzalo, Fátima e Angel criaram em 1981 a Publicitários Associados. Fátima alugou uma sala com telefone no Ed. Jusmar, com o dinheiro que tínhamos para pagar o aluguel do nosso apartamento. Não tínhamos móveis, Gonzalo entrou com uma mesa, um tablado e uma cadeira e eu levei uma prancheta de desenho e uma banqueta que tinha em casa, só isso, mais nada.
Gonzalo conseguiu um anúncio, pequeno, de pisos da Pianna para jornal A Gazeta.
A Fátima conseguiu o cliente Marcelo Abaurre, fizemos a logomarca e a programação visual com o famoso gato preto do Armazém. Um dia Fátima entrou na Agência muito feliz e jogando para o alto, todo o dinheiro que foi pago à vista. O dinheiro do primeiro aluguel estava garantido. Fátima Fraga logo saiu da sociedade.
A logomarca da Publicitários Associados era 3 bonecos de mãos dadas, representando a Fátima, Gonzalo e Angel. Com a saída de Fátima, a nossa logomarca foi alterada novamente passando se a chamar “Gonzalo & Angel / Publicitários Associados”, mais mantivemos os três bonecos.
O primeiro prêmio que ganhamos foi “ O Premio Colunistas” para a Região Sudeste. Apresentamos uma mala direta da própria Agência com o título “Se dizia médico e não era médico: tá preso! Se dizia publicitário e não era publicitário: tá ganhando dinheiro! O texto de Gonzalo e a ilustração feita por mim toda em nanquim. Era um lobo com uma mascara de cordeiro. Foi uma denúncia para as Agências de publicidade que existiam no mercado Capixaba na época.

Por nossa Agência passaram grandes publicitários que até hoje continuam no mercado. Era uma das mais criativas e dinâmicas no Espírito Santo. Atendemos-nos grandes contas como Irmãos Pianna, Sorvetes Luigi, Imobiliária Patrimônio, CIEC, Vimcap Imobiliária, Autovidros, Artepedra, Plumatur Turismo, Meaípe Imobiliária, Start–Processamentos de dados, Citur–Turismo, Centro da Praia Shopping, Clube Ítalo Brasileiro, Viação Alvorada, VSD, Elias Miguel, Lojas Armazém, APES – Associação das Agências de Propaganda do ES. CEAG, Comex e Cooperativa Agrária de Colatina.

Grandes campanhas de varejo para Pianna e Luigi, foram feitas, com todos os produtos desenhados à mão, ilustrações em nanquim, porque os clientes não queriam pagar fotos, achavam muito caro. Iniciávamos numa quinta-feira para entregar os anúncios de página inteira no sábado de manhã no jornal, virando noites sem dormir. Quantas vezes ficamos dentro dos fotolitos da Studioletra do Wagner ou no próprio fotolito de A Gazeta, vendo o sol nascer para fazer os fotolitos, mascaras, retículas para ficar prontos e poder sair publicado no jornal de domingo. E sempre dando conta do recado.
Fazíamos os outdoors, todos desenhados e produzidos dentro da Agência. As 32 folhas pintadas uma por uma. Teve uma campanha de outdoor da Luigi, que levou 19 cores diferentes e foram produzidos no total 20 outdoors, para a inauguração da loja do centro da cidade, na Rua Gama Rosa, antigo “Britz Bar” (famoso reduto da boemia capixaba, por muitos anos). Dia e noite trabalhando, preparando tintas e pintando. Era uma loucura, muito trabalho por pouco dinheiro, para poder manter o cliente satisfeito.
Muitas logomarcas e programações visuais foram criadas e até hoje estão no mercado como Autovidros e Plumatur.
Fomos também uma das Agências de Publicidade a criar a APES – Associação das Agências de Propaganda do Espírito Santo no ano de 1983, uma luta travada pelos profissionais da época como: Amauri Parreira, Takashi e Massaru Sugui , Roicles Mattos Coelho, George Bonfim, Wilson Lázaro, Fernando Manhães, Antonio Carlos Barbieri, e outros que não me recordo no momento.
Foram muitos anos de trabalho e aprendizado com Gonzalo. Após 5 anos exatos de sociedade, vendi a minha parte da Agência para ele.
Parti para abrir a minha própria Agência e montei a 3 Pontos Propaganda que esta no mercado desde 1986. No inicio fiz sociedade com Jorge Gomes Araujo e logo em seguida entrou em seu lugar a Fátima Fraga, minha esposa, até os dias atuais.
Desde seu início a 3 Pontos atendeu diversos clientes dentre os quais o Armazém, Prefeitura de Aracruz, Papelaria Moderna e Cordeiro, Atacadão Moderno, Center Color, Naval Consult, Presmart e Interport Serviços Marítimos, Projur e Sejur Serviços Jurídicos, GDL Consultoria Naval, Bitti Imóveis, Viação Águia Branca.
A partir de 1987, começamos a crescer atendendo clientes de varejo com 12 lojas da Moveline. Atendemos a Indústria de Móveis Movelar por mais de 5 anos. Criamos sua logomarca e fomos os pioneiros em fazer os catálogos de móveis no formato revistas que mais tarde todas as indústrias de móveis copiaram. Atendemos durante 3 anos a VSD de Valdomiro Santos Dadalto., as indústrias de móveis Rimo, Docelar, Divilar e Panan.
A maioria de nossos clientes era de Linhares. Viajávamos 2 ou 3 vezes por semana ou ficávamos em hotel para não ter que voltar para Vitória e poder atender todos os clientes da região.
Nosso mais antigo cliente é a Brazshipping Marítima, Agência marítima de importação e exportação ¬com mais de 20 anos no mercado, começamos com eles desde a criação da logomarca e o primeiro folder de formato A4 com 2 dobras e continuamos atendendo até hoje, com 20 filiais em todo Brasil e mudando o nome para LBH Group Brasil, com filiais em 20 países.
Por mais de 5 anos a trabalhamos com a Cimol e Moverama em Ferias de Móveis por todo o Brasil, introduzimos as estandes com pé alto e grandes mezaninos.
Ensinamos como fazer propaganda a nível nacional e para exportação. Acontece que a maioria das indústrias capixabas, uma vez que chegam ao topo de vendas ou crescem demais, começam renovando todo o parque industrial, ampliando as suas plantas industriais.
Desligam-se ou abandonam, de um dia para outro, suas Agências de propaganda sem dar uma satisfação, e partem para montar “houses” dentro das próprias indústrias, achando que estão economizando dinheiro e que podem continuar por inércia. Assim temos hoje várias indústrias em dificuldades o a caminho de ser mais uma no mercado, trabalhando no vermelho, por não aceitar o assessoramento e o trabalho de uma boa Agência de propaganda do Estado."


NB: Edgard Rangel Cabideli foi um dos brilhantes publicitários que ajudaram a formar esse marcado, exerceu diversas funções públicas, foi Secretário Estadual de Comunicação, passou pela CONAB, militou na política como fiel escudeiro de Gerson Camata, foi até proprietário de restaurante. Uma pessoa polêmica, mas de uma honestidade e sinceridade admiráveis. Cabideli não mandava recado. Quem não o conheceu perdeu uma grande oportunidade de se relacionar com uma boa pessoa.

2 comentários:

  1. Obrigada por manter viva a memória e os ideais desse grande homem que foi Edgar Cabideli! Muito orgulho de um pai que deixou como herança seu nome e sua moral!

    ResponderExcluir
  2. Conheci o Edegar Cabidelli, quando ele ainda trabalhava na REAL CAFE. Em seguida ele abriu a CPA PROPAGANDA, na mesma Rua da nossa agencia, Profissionais de Propaganda, mas eramos muito amigos e nos visitávamos mútuamente. Nunca nos consideramos concorrentes mas sim Publicitários. Sempre acompanhei toda a carreira do Cabidelli em seus diferentes estágios, mas como bem disso o Angel, sempre com muita energia, mas muito certo e honesto.
    Amauri Parreira.

    ResponderExcluir