segunda-feira, 31 de maio de 2010

A CONTA DO CAFÉ CAFUSO

Seguindo a determinação de conquistar novas contas, fomos atrás da conta de publicidade do Café Cafuso.

Naquela época o bom era o fato de que propaganda era tratada pelos próprios donos das empresas. Por isso, após inúmeras tentativas nos fomos atendidos pelo Jônice Tristão, que nos recebeu com um gostoso cafezinho e nos solicitou que fizéssemos um jingle.
Nós então ponderamos que jingles eram feitos fora, e que ele não iria poder aquilatar realmente nossa capacidade de criação, mas ele insistiu e terminou dizendo – EU PAGO.
Animados com a determinação do Jônice nós solicitamos ao Jorginho Abicalil ( naquela época ele era o Papa dos jingles no Brasil), que além de ser um excelente criador, ainda por cima, tinha um estoque de material, que ele vendia para todo o Brasil, mudando apenas o nome do produto, adaptando aqui e ali,
Pois bem, como Vitória é perto do Rio de Janeiro, ele então mandou um sambinha muito gotoso, com a letra da estrofe principal mais ou menos assim: Cafuso é o café que a gente gosta,
Cafuso é café que eu vou tomar.
Cafezinho gostoso e delicioso,
Cafuso e o café que eu vou tomar.

Bem quando o jingle chegou, nós ligamos para a secretária do Jones para marcar uma reunião. E nada de conseguirmos.
Passou um tempo, e o Jorginho já querendo receber o trabalho e nos ainda não tínhamos conseguido mostrar ao Jonice,
Foi quando o Gonzalo teve a idéia de fazer um anuncio de 2 col x 10 cm, na Gazeta, manuscrito, dizendo assim:

JONICE, QUEREMOS FALAR COM VOCÊ, ASSINADO GONZALO E ROICLES.

Pois bem, no mesmo dia da publicação do anuncio, ele nos chamou, ouviu o jingle, mandou pagar e nunca veiculou como também nunca mais nos chamou ou atendeu.

Convém re-escrever esta história pois tudo começou pela minha iniciativa: do contato com o cliente à idéia de publicar o anúncio. Partiu de mim a iniciativa de fazer uma visita à Real Café onde o gerente era pessoa da minha área de relacionamento. Ao me despedir ele me perguntou se a Gonzalo & Roicles Propaganda estava participando de uma concorrência para promoção do Café Cafuso. Informei que nada sabia desta Campanha e ele me informou que ainda estava em tempo de enviar uma proposta desde que agilizasse o processo.
Criamos – Gonzalo e eu - uma Campanha bastante criativa e objetiva, como tudo que a Agência produzia, e entregamos a proposta dentro do prazo. Caberia a Jônice Tristão, presidente do Grupo Tristão, o julgamento da concorrência. O tempo passava e não tínhamos notícia do resultado pois não conseguíamos contato com o empresário, creditado e competente. Precisávamos de uma reunião para melhor apresentar e justificar nossa abordagem publicitária, o planejamento de mídia, o orçamento de produção e veiculação etc. Foi aí que numa tarde propus ao Gonzalo: “Por que não tomamos do mesmo remédio que receitamos para nossos clientes?”. Naturalmente ele não entendeu nada, ao que retruquei: “Por que não publicamos um anúncio dirigido ao próprio Jônice, solicitando uma reunião?”.
Veiculamos então um pequeno anúncio em que o título era: “Jônice: queremos falar com você” e mais as assinaturas: Gonzalo e Roicles. Detalhe: o nome Jônice estava escrito com a tipologia do Café Cafuso de forma a melhor sensibilizá-lo. O empresário recebeu vários telefonemas – alguns até as 22 horas: vários de seus amigos, ao verem o anúncio, pensaram que se tratava de estratégia de lançamento de um novo produto da Real Café. O fato é que, dois dias depois da veiculação estávamos, eu e Gonzalo, em reunião com Jônice, em seu escritório no Palácio do Café, na Praça Costa Pereira, degustando o saboroso Café Cafuso junto ao titular da Real Café. O ineditismo do anúncio e a ousadia dos publicitários deram um senhor resultado.

NB: Bom com as histórias acima restou esclarecer se a Agência conquistou ou não a conta. Eu fiquei meio “cafuso” porque as duas versões terminaram de forma diferente e eu não sei como acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário