segunda-feira, 31 de maio de 2010

REMINISCÊNCIAS DO QUOTIDIANO da Propaganda Capixaba

Em 1974, em uma viagem a passeio, convidado pelo Gonzalo Esteban, meu amigo de longa data, com quem já havia trabalhado junto em uma Agencia de Propaganda em São Paulo, na década de 60, chamada Headline Propaganda.
De cara eu fiquei fascinado pelo Espírito Santo, principalmente pela região de Domingos Martins. Daí a me desfazer de tudo que tinha lá em São Paulo e me transferir para cá não demorou 6 meses.
A minha vida publicitária, aqui no Estado se resume a duas Agencias. A Primeira a Gonzalo & Roicles Propaganda, que com o seu desenvolvimento e chegada de mais profissionais logo mudou o nome para PROFISSIONAIS DE PROPAGANDA, que deixou uma marca registrada em criatividade no cenário da época..
Logo em seguida cada um dos sócios saiu em carreira solo, e eu juntamente com um dos nossos colaboradores o bom baiano Mario Peixoto fundamos a
DIVISAO DE PROPAGANDA na década de 80.

A bem da verdade: Saí da Gonzalo & Roicles Propaganda para pouco depois fundar a Propaganda Objetiva Ltda. Desta forma, respeitei um convênio assinado entre os sócios que estabelecia que “Em caso de dissolução da sociedade, nenhum dos sócios poderia utilizar seu nome numa nova Agência”. Entretanto a denominação Gonzalo & Roicles Propaganda continuou a ser mantida ainda por dez meses após meu desligamento da sociedade pois significava credibilidade e rendia novos clientes no mercado. Só depois deste tempo é que a Agência anterior mudou o nome para Profissionais de Propaganda.
Isto ocorria, inclusive, porque enquanto os sócios se retiravam para o lazer em seus sítios na zona serrana nos fins de semana, eu ficava em Vitória me fazendo presente nos eventos econômicos, sociais e culturais, além de fazer contatos com empresários, jornalistas, artistas, profissionais liberais e outros formadores de opinião.
Em 1975 só existiam 5 Agências de Propaganda, e tudo era feito com muito trabalho, dificuldade e no modo mais artesanal possível.

O Gonzalo e o Roicles tinham acabado de se instalar em uma boa casa, na Cidade Alta, na Rua Alzira Viana, depois de terem tocado a “Agência” por algum período nos bancos da Praça Costa Pereira, no centro de Vitória.

A história não é bem assim, a versão correta é que certa vez, bem nos primórdios da Agência, depois de uma reunião com Gilberto Pacheco, titular da Direção Empreendimentos Imobiliários, saímos - eu e Gonzalo Bregon Esteban – a caminho da (Gonzalo & Roicles Propaganda e decidimos sentar num banco da praça Costa Pereira, que ficava no trajeto, apenas para arejar um pouco a cabeça. Ali mesmo, em poucos minutos, criamos uma nova campanha para a construtora. De repente, Gonzalo se levanta, me chamando e dizendo: “vamos sair já daqui – se o cliente nos encontra neste banco de praça vai pensar que é muito fácil fazer propaganda.”
Como começava a aumentar a demanda pelos serviços, me convidaram para participar como sócio, para cuidar da parte administrativa e também do Atendimento.


Nessa época eu morava no Sitio em Vitor Hugo, mas vinha toda semana trabalhar na Agência, que se chamava Gonzalo& Roicles Propaganda Ltda, decidiram por este nome porque os dois já eram conhecidos do mercado por trabalharem na Meta Propaganda, do José Fernando Osório e a divulgação da Agencia ficaria mais fácil.

“Na verdade, a escolha do nome da Agência foi por outro motivo: tanto Gonzalo como eu sabíamos que tínhamos trazido para o Espírito Santo um processo totalmente inovador e diferenciado na área da Propaganda, o que em pouco tempo nos consagrou no mercado. Para os anunciantes perceberem que tais profissionais estavam dirigindo sua própria Agência, preenchendo uma lacuna no mercado, nada melhor que utilizar os seus próprios nomes, representando credibilidade para a nova empresa de Comunicação.”
Ainda tem muitas histórias do Amauri a serem postadas, o que farei ao longo do dia de hoje, espero.
Leiam a seguir e descubram como ele conseguiu conquistar importantes contas no mercado. Um dos alvos era a Transportadora Colatinense.

Um comentário: